Seguidores

sábado, 27 de março de 2010

Cibercultura - Registos ESR10 para consulta

Cibercultura: uma análise geral da representação capixaba na Comunidade Virtual “Vitória” no Orkut
Cibele Lana, Fábio Malini
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

De acordo com PARENTE (2004), o ciberespaço não significa a anulação do espaço topológico, mas a sua realização tecnológica, na medida em que potencializa o desejo da reunião de todos os lugares em um só lugar. Isso porque com o ciberespaço “viveremos cada vez mais o espaço como sendo o das relações de vizinhança, espaço de conexões, heterotópico e pantópico” (PARENTE, 2004, Pg. 100).

Para Pierre Musso, dentro dessa rede os homens circulam igualitariamente e se vêem mais próximos na medida em que as distâncias físicas e, principalmente as sociais, se reduzem, graças às vias de comunicação. Para ele isto significa, objetivamente, uma democracia absoluta, interativa e instantânea que é alcançada em ato e representação por esta rede que simboliza “o vínculo selado entre os três elementos da religião saintsimoniana: a associação, a comunicação e a comunhão” (MUSSO, 2004, Pg 27)

"a internet é produto de uma inteligência coletiva, termo utilizado por Pierre Levy para designar uma cooperação entre os cérebros, ou seja, a associação de pesquisadores dispersos a um mesmo objeto de estudo, que resulta na mobilização de novas competências sociais. Na rede, o indivíduo deixa de ser cliente e passa a ser colaborador."


Sem comentários:

Enviar um comentário