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sábado, 27 de março de 2010

Cibercultura - Registos ESR10

FRONTEIRAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS: NOVOS SIGNIFICADOS E A CONSTITUIÇÃO DA NEGOCIAÇÃO NO CIBERESPAÇO
Wagner Vinhas*

"É importante percebermos que a história das sociedades e das técnicas caminha lado a lado. Eu penso que são indissociáveis ao produzirem a existência humana."

"O que mais poderia querer dizer Milton Santos (2001), quando afirma que em cada época existe um conjunto de técnicas que define o grau de desenvolvimento da sociedade? "

"única ocorrida. A historia guarda inúmeros exemplos de revoluções surgidas com o aparecimento de algum novo conjunto de técnicas. O fogo na pré-história, a agricultura na história antiga, a imprensa medieval, a biologia renascentista, as modernas técnicas de navegação e as tecnologias computacionais em nossa era."

"Contudo, na contemporaneidade existe uma compulsão pela tecnologia que parece não ter existido em nenhuma outra época. Nenhuma outra dependeu tanto da renovação das técnicas como a modernidade. "

"As técnicas estão carregadas da subjetividade humana e não é possível pensar o atual conjunto de técnicas sem estar ciente de que é resultado de uma determinada forma de pensar, ou seja, uma lógica particular."

"Penso que isto assume uma importância crucial para esclarecer o funcionamento de dispositivos que perpetuam a estrutura da vida moderna e dos que confrontam essa mesma estrutura. Conforme Canclini (1998), entre os artesões existe uma busca constante por incorporar novas técnicas àquelas existentes."

"Nas sociedades tecnológicas, a intermediação da tecnologia perpassa um número cada vez maior de processos sociais. A estrutura topológica e morfológica apresenta mudanças significativas em relação a estrutura tradicional, repercutindo no sistema econômico, político, social e cultural. "

"Os processos de comunicação não reconhecem as fronteiras rígidas da modernidade e continuamente (re)definem novos territórios e novas formas de organização e relações sociais."

"Diferentes tradições e paisagens culturais fazem parte dessa manifestação que denominamos de cibercultura."

"O fluxo contínuo de informações promovido pelas tecnologias de comunicação e informação cria uma tensão sobre a estrutura das sociedades modernas. As transformações revelam mudanças significativas desencadeadas por processos que atuam em escala global e que atravessam as fronteiras nacionais. "

"Tais fenómenos revelam a contínua estruturação e reestruturação, definição e redefinição, significação e resignificação que passa a vida social contemporânea. Do ponto de vista sociológico, trata-se de novas possibilidades de perceber e conceber a estrutura social e que tende a nos afastar da idéia clássica de cultura nacional e de sujeito integral."

"Novas identidades culturais surgem nas fronteiras entre o nacional e o global ou entre o popular e o erudito."

"Concebemos o ciberespaço como uma forma crescente de agregações eletrônicas, estruturadas através da conectividade generalizada. O ciberespaço pode ser visto como um espaço liminar e que agrega processos e pessoas que podem criativamente se libertar dos controles estruturais ou podem ser consideradas perigosas do ponto de vista da manutenção da lei e da ordem. Entre eles, podemos citar os cyberpunks, hackers etc. e que continuamente são acusados de atentar contra as convenções estabelecidas. Do ponto de vista sociológico, podemos entender esses grupos como capazes de denunciar crescentes fenômenos que mantêm uma relação dialógica com outros conteúdos da vida social contemporânea. Trata-se de processos sociais ainda pouco definidos e que demonstram a constituição de uma nova cultura, e ao mesmo tempo particular, apresenta formas articuladas com outros elementos presentes no cotidiano. Esta nova representação cultural tem sido denominada de cibercultura e pode ser compreendida como a mediação dos atuais meios eletrônicos com as manifestações da cultura tradicional, vinculadas às novas formas de integração social (sujeito, o outro e as novas tecnologias)."

"Diferentes tradições e paisagens culturais fazem parte dessa manifestação que denominamos de cibercultura. É neste contexto, que cada pessoa, a partir de seus pontos de referencias (tribos, grupos ou quase grupos), acolhe o ciberespaço. Através dos respectivos sistemas de representação fazem dele um território híbrido, continuamente modificado pelas aceleradas mutações sociais e tecnológicas. Essa intensidade de manifestações torna possível o que Bhabha (1998), denomina de negociação, ou seja, a articulação de elementos antagônicos ou contraditórios a partir de uma estrutura interacional [4]. Participam desse processo sujeitos que, ao mesmo tempo, transitam entre o território fixo (sociabilidade) ao qual estão ligados e o território simbólico (socialidade) na qual se conectam. Uma forma dualística de se relacionar com a vida contemporânea, sendo que, a sociabilidade está ligada às formas institucionalizadas e regida por uma moral universal. Por outro lado, a socialidade agrega um conjunto de práticas cotidianas que escapam o controle social."

"É possível encontrarmos pessoas que assumem no ciberespaço identidades que são substancialmente diferentes daquelas vividas cotidianamente: sexualidade, nacionalidade etc. Neste sentido, que podemos identificar novas identidades sociais ou mesmo uma multiplicidade de identidades assumidas conforme o contexto e as situações assim o peçam."

"O conceito de negociação parece ser adequado para compreender como as relações sociais são estabelecidas no contexto cibernético. Esta perspectiva compreende que as identidades culturais estão continuamente negociando elementos diferentes, muitas vezes, antagônicos e contraditórios, sendo uma forma encontrada para lidar com os múltiplos e diferenciados referenciais."


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