Esta unidade, tem como principal finalidade dar a conhecer as possíveis técnicas e metodologias de ensino on-line, como também, descobrirmos um pouco da evolução dessas técnicas, pois com a evolução da tecnologia, nada é estanque.
AB1 - Para iniciar o estudo, comecei pela bibliografia referenciada, pelo nosso professor Morten FP. Com a leitura parcial do livro Online Education and Learning Management Systems, mais propriamente o capítulo Online Teaching Techniques, verifiquei que existe uma variedade de técnicas a utilizar num processo de aprendizagem on-line, como também uma variedade de opiniões de acordo com a experiência dos autores que as defendem.
Destaca-se:
Teaching Techniques Discussed by McCreary and Van Duren
Teaching Techniques Discussed by Rekkedal and Paulsen
Teaching Techniques Discussed by Kaye
Segundo Rapaport (1991), a classificação destas técnicas são organizadas de acordo com os quatro paradigmas de comunicação utilizadas nas CMC.
Os paradigmas dividem-se em:
- The Online Resource Paradigm
- The E-mail Paradigm
- The Bulletin Board Paradigm
- The Conferencing Paradigm
Bulletin Boards, Computer Conferencing, Electronic Mail, and Information Retrieval.
Harasim (1989), no seu paper Collaborative Learning Horizon, faz a distinção de técnicas de aprendizagem one-to-one, one-to-many, and many-to-many.
Daí resultou o seguinte quadro.
AB2 - Na continuidade da pesquisa, destaco para o seguinte site pertencente à instituição St- John's University, que nos concede um conjunto de dicas e princípios para que os professores possam melhorar a sua prática no ensino on-line.
AB3 - A Queen's University, através do seu centro de ensino e aprendizagem explica em que consistem todas as técnicas acima citadas na AB1. Como ainda tem outros recursos para consulta, bastantes interessantes:
AB4 - Também localizei uma rede de ensino à distância, onde podemos encontrar estratégias e actividades para um professor poder aplicar no ensino on-line.
AB5 - Para que todos possam testar o conhecimento das técnicas de ensino online, destaco a Quizz do nosso professor:
AB6 - MODELLING NEW SKILLS FOR ONLINE TEACHING de Salter, G. and Hansen, S.
Este artigo fala da necessidade de criar, como também por em prática novas estratégias de ensino on-line, de modo que haja sucesso na sua aplicação, embora não descarte o suporte tradicional de aprendizagem.
AB7 - Moodle Teaching Techniques: Creative Ways to Use Moodle for Constructing Online Learning Solutions
Embora seja um recurso educativo fechado, pois temos que adquirir o livro, penso que é bastante relevante a sua divulgação. Através do índice podemo-nos inteirar das técnicas aprendizagem on-line que um professor pode utilizar numa plataforma moodle.
Em suma, poderemos dizer que existem uma imensidão de possíveis técnicas que se podem usar em ambientes de CMC, contudo, segundo Morten FP, os projectos de grupos, palestras, estudos de correspondência e utilização de base de dados, foram as técnicas de ensino mais utilizado online. É uma questão de escolha.
Sem comentários:
Enviar um comentário