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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

e-Portefólio = Concepção e Avaliação em Elearning (CAEL) - DIRECTRIZES COMUNS E NÃO COMUNS DE QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO/AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE



Numa tentativa de abordar todos os artigos e de modo a tentar tirar informação pertinente que nos permita averiguar as directrizes essenciais a ter em conta num curso on-line, decidi construir o seguinte mapa conceptual, onde construí um mapa para cada artigo e no centro coloquei as directrizes de qualidade que encontrei/defini ao ler os 5 artigos.

Para saber os pontos comuns a cada estudo dos artigos, atribuí cores a cada directriz, de modo a visualizar em cada estudo/artigo as directrizes comuns, de modo a analisar o que se tem tido em conta para organizar estudos e cursos on-line.

http://bubbl.us/view.php?sid=855604&pw=yaPfyQ5U9u3CENDRKRFoydlRlb2pYZw

https://bubbl.us/2.0#6db49/d0e34/44vQBuI6VQIws

ANÁLISE DO MAPA CONCEPTUAL

Segundo a análise que fiz aos artigos/estudos consegui, não fazendo um estudo muito exaustivo retirar e delinear um conjunto de directrizes a ter em conta numa criação de um curso on-line.

Embora com diferente terminologia em cada artigo, defini as seguintes directrizes generalistas, definindo-as como as principais:

- PROFESSORES COM FORMAÇÃO ADEQUADA

- PLANIFICAÇÃO/ PEDAGOGIAS/ METODOLOGIAS/TEORIAS

- SISTEMA INFORMÁTICO/ TECNOLOGIA UTILIZADA/ RECURSOS

- APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO

- AVALIAÇÃO

Após colorir todos termos do mapa, fiquei com a percepção das directrizes abordadas em cada artigo/estudo.

Desta atribuição de cores, podemos tirar uma ilação, isto se a distribuição feita por mim estiver correcta, o artigo/estudo que apresentar a paleta completa de cores das directrizes, concerteza será aquele que apresenta um bom nível de qualidade.

Assim, verifica-se que o estudo:

Defining, Assessing, and Promoting E-learning Success:An Information Systems PerspectiveClyde W. Holsapple and Anita Lee-Post

apresenta a diversidade de cores total. Ou seja, este será provavelmente o melhor modelo a utilizar num curso on-line.

Os outros, pela observação de cores ênfase a certas directrizes em detrimento de outras. Por exemplo:

“QUALITY GUIDELINES FOR ONLINE COURSES: THE DEVELOPMENT OF AN INSTRUMENT TO AUDIT ONLINE UNITS”De Herrington, A., Herrington, J., Oliver, R., Stoney, S. & Willis, J.In (G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic

aborda, segundo a minha perspectiva, apenas directrizes relacionadas com SISTEMA INFORMÁTICO/ TECNOLOGIA UTILIZADA/ RECURSOS e LANIFICAÇÃO/ PEDAGOGIAS METODOLOGIAS/TEORIAS.

O estudo CONSIDERATIONS FOR DEVELOPING EVALUATIONS OF ONLINE COURSES Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003) Considerations for Developing Evaluations 0f Online Courses, JALN, Vol 7, I. , dá ênfase à directriz relacionada com aluno, e com a avaliação, sendo este artigo que dá mais valor a estas duas directrizes.

O estudo CONSIDERATIONS FOR DEVELOPING EVALUATIONS OF ONLINE COURSES Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003)

e o

E-Learning de Qualidade: O Modelo de Concord para a Aprendizagem a DistânciaRobert Tinker (Modelo Concord), dão ênfase a quase todas as directrizes esquecendo-se da avaliação.

Resumindo, penso que com esta estratégia conseguir extrair trigo do joio, de modo, a perceber realmente o que importa quando se tenta implementar um curso on-line.

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