LPENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf
Modelos
O Modelo de Sucesso do E-learning (Holsapple e Lee-Post, 2006)
Factores de qualidade
O Modelo de Sucesso do e-learning, processo dedicado a medir e avaliar o sucesso em e-learning, onde este é definido como uma construção multifacetada a ser avaliada em três fases sucessivas: o design do sistema, o sistema de entrega e os resultados do sistema.
Factores críticos de sucesso
- disponibilidade on-line dos alunos,
- elevado nível do aluno nas parâmetros de : preparação académica, competência técnica, estilo de vida adequado; com preferência para uma aprendizagem para o e-learning e a capacidade dos alunos de estudarem online.
O modelo conceitual de Klein et al. (2006)
Factores de qualidade
O Modelo Conceptual (Klein et al., 2006), dá particular ênfase à motivação para a aprendizagem, em que as características do aluno (perfil do aluno) assumem um papel preponderante.
Factores críticos de sucesso
-a motivação e a auto eficácia do formando; o conteúdo do ensino; o nível de comunicação entre formador e formando; o ambiente organizacional e a facilidade de uso dos recursos on-line do Website.
Lim et all (2007)
Factores de qualidade
O Modelo proposto por Lim et al. (2007), baseado na aprendizagem centrada no aluno (LCD), aponta cinco dimensões que contribuem para a eficácia da formação online: a motivação e a auto-eficácia do formando, o conteúdo do ensino, o nível de comunicação entre formador e formando, o ambiente organizacional e a facilidade de uso dos recursos on-line do website.
Factores críticos de sucesso
Como é que os alunos preferem aprender, como é que eles estão a aprender a informação, a que pressões estão os alunos sujeitos no seu dia-a-dia, qual a sua motivação ou incentivo para se empenharem na aprendizagem on-line, quais os constrangimentos que enfrentam, que necessidades especiais têm, em que medidas eles se sentem confortáveis com as aplicações on-line usadas, que experiência têm eles com e-learning.
-interactiva; fornecer feedback; ter objectivos específicos, motivar; dar uma sensação contínua de desafio, oferecer as ferramentas apropriadas; evitar qualquer factor de irritação que possa interromper o fluxo de aprendizagem; usar fontes de visualização amigáveis e cores seguras para a web; proporcionar tempos rápidos de download; ajudar os utilizadores, fornecendo páginas para impressão; Facilitar a legibilidade do texto no ecrã; ajudar os utilizadores a distinguir as páginas do curso de páginas externas hiperligadas ;ter uma barra de navegação sempre disponível; actualizar com frequência, conteúdo e notícias e também dar uma indicação directa do que é novo, logo que possível.
Webgrafia/Referências:
http://www.mindomo.com/view.htm?m=1a99fb192e7a4a8888496ccc8051cd02
http://www.iso.org/iso/catalogue_detail?csnumber=33934
WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404) http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdf
dá particular realce à concepção e à implementação do programa, aos suportes do ensino e da aprendizagem e à qualidade do apoio administrativo.
Webgrafia/Referências:
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